sábado, agosto 05, 2006

Extra! Gazeta da Melancolia volta ao ar!

A Gazeta da Melancolia está de volta Por Dimitri Miroma

Sete anos se passaram desde que o primeiro tópico da Gazeta ia ao ar. A rede nunca mais seria a mesma, depois dos deprimentes depoimentos de um adolescente ocuparem o espaço dos games, fotologs e blogs. Em quatro anos de manutenção do diário, paixões surgiram e morreram, dificuldades financeiras foram relatadas, problemas com drogas e relacionamento com a família, descritos. A vida de um tímido garoto, que assinava com o pseudônimo de Pietro Dumas, era exposta para o mundo, e com isso, afirmava, satisfazia sua necessidade de interação. Era o garoto mais sociável do mundo, pois vários o conheciam. A Gazeta chegou a receber, então, mais de 100 visitas por dia. Nenhum recorde, principalmente naquele ano de 2002, época em que os blogs e fotologs estouravam na World Wide Web. Mas eram seus dias de glória. Seus quinze minutos de fama. Quinze minutos, ou mais, dependendo do tamanho do post.
Pietro se regojizava com o reconhecimento, com o interesse da sociedade. Mas tudo mudou. Pietro começou a crescer. Meados de 2003, a Gazeta já não recebia de seu editor a atenção necessária para se manter intrigante. A Gazeta deixava de ser um refúgio para as pessoas que, sentindo-se sós, inferiores, tristes, procuravam as vidas de outrem, vidas que eram piores que as suas. E, sim, era isso que mais se encontrava lá. Você, leitor, provavelmente encontraria uma vida pior que a sua.
Pietro passou então a postar semanalmente à Gazeta. A freqüência de visitantes diminuía dia após dia. Foi quando ele, em uma espécie de último suspiro, mudou a descrição do periódico:
Ao invés de se manter "A Gazeta da Melancolia: A tribuna do povo subterrâneo", tornou-se "A Gazeta da Melancolia - Com o propósito de avaliar as alegrias da vida sob uma perspectiva triste".
Foi um sucesso. O diário recuperou boa parte de seus antigos freqüentadores, e mais alguns novos também. Mas durou pouco. No final do ano, A Gazeta fechava suas portas(?), por falta de dedicação.
Agora, em 2006, com uma nova administração, chega o momento de reabrir suas portas. Desta vez, não mais um garoto, e sim, com um homem escrevendo. Um homem com as mesmas características daquele adolescente: Tímido, atormentado, carente, e com a urgente necessidade de estabelecer uma relação social, mesmo que ativa X passiva, redator X leitor. Dimitri Miroma veio pra ficar, e organizar novamente o periódico de maior sucesso do povo subterrâneo. Ah, e a descrição?

A Gazeta
da Melancolia
Observando os males que afligem a
humanidade sob a perspectiva de uma pessoa feliz.
E que desta vez, dure mais.
Observação: Dimitri Miroma É sim Pietro Dumas.

2 comentários: